Nesta segunda-feira , 27\11\2023, por volta das 19 horas no clube da Terceira Idade, localizado em Inhambupe-BA, o líder político, pre candidato a prefeito Eduardo Santos juntamente com sua equipe de atuação, organizou um bate-papo especial com o tema: Novembro Negro, celebrando lutas e resistências cotidianas. Com o espaço lotado de pessoas da zona rural e urbana, lideranças de vários segmentos e defensores dessa causa marcaram um dia memorável em Inhambupe. Novembro é lembrado como o mês da Consciência Negra. Nesse período são realizadas palestras e rodas de conversas, fortalecendo as lutas, os direitos garantidos, a mobilização social e o combate ao racismo.
A Consciência Negra é uma data celebrada no dia 20 de novembro e foi criada ainda em 2003, como uma efeméride do calendário escolar a partir da Lei 10.639, que inclui o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo das escolas. A data foi oficializada oito anos depois e foi escolhida como uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O líder político Eduardo Santos que tem um olhar voltado em defesa das lutas sociais seja ela qual for, em defesa dos cidadãos inhambupenses e do mundo, não mediu esforços para apoiar e participar de atividades relacionadas. Durante esse mês de novembro prestigiou vários eventos promovidos por segmentos que apoiam a luta no município em defesa das causas raciais. O evento supracitado, contou com a presença brilhante da Deputada Estadual Olívia Santana do (PC do B) de Salvador e outros representantes locais do segmento. Vereadores do município, secretários municipais, o prefeito Nena, entre outras lideranças do município estiveram presentes. Em sua fala o líder político Eduardo Santos mencionou: “nossa luta será constante para garantir os diretos adquiridos, estarei empenhado na busca de parcerias que venham fortalecer esses movimentos. Mês da Consciência Negra é o reflexo de uma luta dos ancestrais e do Movimento Negro, antigos e atuais, pela igualdade de direitos. Essa é a importância do mês da Consciência Negra, resgatar a história e conscientizar a população do que foram os 350 anos de escravidão. É preciso internalizar nas pessoas que todos nós somos seres humanos e erradicar definitivamente o racismo e o preconceito. Por isso as políticas públicas são tão importantes para a comunidade negra e o Mês da Consciência Negra é fundamental para gerar essa reflexão”, afirmou.
A deputada estadual Olívia Santana, palestrante da noite, em seu discurso agradeceu ao líder político Eduardo pelo convite, conduzindo de forma emocionante a palestra. Firme nas palavras defendeu o Movimento Negro, reafirmou o compromisso com a população, usando como exemplo toda sua trajetória nos movimentos sociais. A mesma explanou a todos os presentes a importância dessa luta permanecer viva no dia-a-dia da população, preservando as conquistas e continuar em busca de ocupar os espaços e vitórias no poder, onde o povo negro possa ser reconhecido legalmente através dos órgãos públicos competentes, a sociedade civil e em outro espaço qualquer. Essa união e parcerias sociais precisam ser prioridades de todos. Destacou a deputada estadual Olívia Santana.
Fotos: JB.C
Por: Jivanildobina.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário